Não é novidade que a dinamicidade de redes sociais tem mudado a maneira como lidamos com o momento atual, seja em nossas relações pessoais ou em nossas relações profissionais. Entretanto, precisamos estar cientes que nosso dia a dia clínico deve ser sempre baseado em evidências científicas. Todavia, cada vez mais encontramos colegas que buscam apenas essas vias para sua base de atualização profissional. É preciso deixar claro que devemos oferecer aos nossos pacientes não a “ostentação clínica” existente nas redes sociais, mas tratamentos confiáveis que foram testados em diversos estudos clínicos e que possuem um bom prognóstico, a fim de beneficiar nosso paciente, pois este deve ser sempre nosso principal objetivo. Tratamos de seres humanos e não apenas dentes, gengivas ou, mais recentemente, rugas.
Nesse contexto, trazemos aqui mais uma oportunidade de aprimoramento técnico e científico para colegas que queiram buscar a excelência em seu trabalho para seus pacientes. A abertura da revista FACE vem somar com uma série de revistas da VMCom que visam auxiliar nossos colegas cirurgiões-dentistas a alcançar a alta performance técnica em seu dia a dia.
Assim, não é novidade para ninguém a importância que a estética rosa tem no contexto da harmonia do sorriso, esses aspectos já foram discutidos a contento em vários artigos e em muitas publicações científicas. Sabe-se que o tecido gengival, ou seja, a “gengiva”, deixou de ser apenas um detalhe nas reabilitações orais, e se tornou parte fundamental desses tratamentos, pois, muitas vezes, é um dos objetivos mais difíceis de serem alcançados na harmonização do sorriso.
Dessa forma, nosso objetivo neste espaço será trocar experiências clínicas e científicas relacionadas aos diversos procedimentos mucogengivais relacionados às reabilitações orais, tais como correção de sorriso gengival, recobrimento radicular, alteração do biótipo peri-implantar, entre outros procedimentos de suma importância em nosso dia a dia clínico. Entretanto, sempre baseado em boas práticas clínicas e científicas. Assim, convido e apresento este espaço a todos que queiram compartilhar conhecimento e trocar experiências clínicas relacionadas à Perio-Implantodontia plástica. Estamos aguardando vocês.
Marcelo Faveri Especialista e Mestre em Periodontia; Especialista em Implantodontia; Doutor em Microbiologia e Pós-Doutor – Instituto Forsyth, Cambridge/EUA. |