Toxina botulínica: a Odontologia ganha uma aliada
(Imagem: Shutterstock)

Toxina botulínica: a Odontologia ganha uma aliada

Compartilhar

O termo “estética” foi adaptado da palavra grega “aesthesia”, que significa sensação ou sensibilidade. Ela pode ser definida como “pertencente à apreciação do belo”. “Esthete” é uma palavra que pode ser usada para descrever uma pessoa que gosta ou percebe uma sensação agradável. Da mesma forma, o significado do termo na forma adjetiva indica a capacidade de responder à beleza da arte ou da natureza.

Cada vez mais nossos pacientes buscam uma aparência mais jovial e atraente. E isso fez com que os profissionais da Odontologia buscassem formas de satisfazer seus clientes através da Harmonização Orofacial. Hoje em dia, os procedimentos de rejuvenescimento não cirúrgico, portanto, menos invasivos, tornaram-se cada vez mais requisitados. Já os cirúrgicos envolvem tempo, custo e risco maiores e, por isso, são muitas vezes adiados ou preteridos.

Procedimentos com toxina botulínica buscam a harmonia da face e, ao mesmo tempo, permitem mudanças de forma sutil, segura e eficaz. Acredita-se que isso somente é possível por se tratar de procedimentos que respeitam a anatomia e a beleza individual. Dessa forma, tratam as causas diretas dos sinais de envelhecimento relacionados ao tempo.

O uso da toxina botulínica produz uma melhora visível nos efeitos do envelhecimento cutâneo, porém, o mais importante para se obter sucesso é conhecer a anatomia dos músculos da face e as doses necessárias para atingir o resultado desejado.

Em 1980, o Dr. Alan Scott foi o primeiro a publicar artigos do uso da toxina para tratamento de estrabismo. Em 1989, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou a toxina para tratamento de blefaroespasmo. Então, em 2002, a toxina recebeu a primeira indicação para tratamento estético, as rugas da glabela. Agora, as aplicações de toxina são os procedimentos mais comuns da estética no mundo todo. Ela pode ser usada para tratar áreas cosmeticamente sensitivas da face, melhorando a aparência das rítides dinâmicas, causadas pela contração muscular.

Um sorriso atraente na sociedade moderna melhora as condições de trabalho e as relações interpessoais. Sem dúvida, um sorriso agradável envolve uma relação harmoniosa entre os dentes, o arcabouço gengival, e a estrutura labial.

A partir das próximas edições, vamos trazer mais informações sobre como a toxina botulínica pode ser uma importante aliada da Odontologia na estética orofacial de seus pacientes.

Leituras sugeridas

  1. Frush JP, Fisher RD. Introduction to dentogenic restorations. J Prosthet Dent 1955;5:586-95.
  2. Gendler E, Nagler A. Aesthetic use of BoNT: Options and outcomes. Toxicon 2015;107(Pt A):120-8.
  3. Patel DP, Thakkar SA, Suthar JR. Adjunctive treatment of gummy smile using botulinum toxin type-A (case report). Journal of Dental and Medical Sciences 2012;3:(1):22-9.
Maria Geovânia Ferreira

Especialista em Prótese Dentária – UFU; Professora nas áreas de toxina butolínica, biomateriais preenchedores e anatomia facial.