Visagismo facial como elemento de performance odontológica: um conceito de design facial

Visagismo facial como elemento de performance odontológica: um conceito de design facial

Compartilhar

Visagismo facial: artigo mostra as possíveis mudanças de perfis faciais, destacando a vertente de transformação artística no processo de HOF.

Autores

Marvin do Nascimento
Estudante de Odontologia – Faculdade de Odontologia da UFRJ.
Orcid: 0000-0001- 8010-7382.

Caroline Grijó e Silva
Estudante de Odontologia – Faculdade de Odontologia da UFRJ.
Orcid: 0000-0002- 4183-1957.

João Victor França Moura
Estudante de Odontologia – Faculdade de Odontologia da UFRJ.
Orcid: 0000-0002- 3004-611X.

Bruno dos Santos Fausto
Estudante de Belas Artes – Escola de Belas Artes da UFRJ.
Orcid: 0000-0002-1414- 5636.

Daniela Camanho Gomes de Almeida
Especialista em Periodontia e Implantodontia – Estácio de Sá; Diretora técnica do Instituto Andrea Tedesco.
Orcid: 0000-0001-6662-7920.

Andrea Damas Tedesco
Especialista em Dentística – Uerj; Especialista em Harmonização Orofacial – Faipe; Diretora científica do Instituto Andrea Tedesco.

RESUMO

A beleza, ainda que relativa, se legitima como ferramenta intrínseca à manutenção de uma boa saúde mental e bem-estar social para a maioria dos indivíduos. Desse modo, o advento da Harmonização Orofacial insere o conceito visagista associado à performance artaudiana e aos princípios básicos de design sobre intervenções estéticas que buscam a harmonia da face. A pesquisa consistiu em um viés qualitativo nos idiomas inglês e português, por meio da análise da literatura atual em diversas plataformas. O filósofo grego Hipócrates formulou uma teoria que propôs a existência de quatro tipos de temperamentos pessoais: melancólico, colérico, sanguíneo e fleumático. Esses, quando relacionados aos perfis faciais, evidenciam os traços da personalidade de cada sujeito. Para a construção de um conceito facial, sugere-se a adoção da performance de Antonin Artaud, que defende a construção artística baseada no desenvolvimento subversivo da arte para além de quem a recebe, por meio da expressão performática mais perceptiva e menos técnica. Soma-se a este ideal elementos de design, como contraste, repetição, alinhamento e proximidade, essenciais para a construção do equilíbrio facial. A Odontologia Neomoderna envolvida por essas perspectivas romperá com os padrões estéticos e atuará por meio da Harmonização Orofacial no processo artístico, singular, pessoal e científico de criação da autoimagem dos pacientes. Pôde-se concluir que, em decorrência da autonomia no processo, torna-se evidente a posição de facial stylist adquirida pelo cirurgião-dentista para além da repetição e apostando na performance ao propor mudanças estéticas orofaciais que melhor traduzem os traços pessoais de cada indivíduo.

Palavras-chave – Visagismo; Estética orofacial; Design facial; Harmonização facial; Estruturação facial; Performance facial.

ABSTRACT

Beauty, albeit relative, is legitimized as an intrinsic tool for maintaining good mental health and social welfare in most people. Thus, the advent of Orofacial Harmonization introduces the visagism concept allied to the Artaudian performance and the basic principles of design regarding aesthetic interventions that seek facial harmony. This review consisted of a bias qualitative study in the English and Portuguese languages, analyzing the current literature on several platforms. The Greek philosopher Hippocrates formulated a theory that proposed the existence of four temperamental traits: melancholic, choleric, sanguine, and phlegmatic. These, when related to the facial profi les, evidence the personality of each subject. To construct the facial concept, it is suggested to adopt the performance of Antonin Artaud, who purports the artistic construction based on artistic subversive art development beyond those who receives it, by using its most perceptive and less technical performance expressions. For this, ideal design elements, such as contrast, repetition, alignment and proximity, essential for the construction of facial balance, are added. Neomodern Dentistry involved in those perspectives will break with the aesthetic standards and work through Orofacial Harmonization in artistic, singular, personal and scientifi c creation processes for one patients’ selfimage. It could be concluded that by taking their chances on performance, which means to go beyond repetition and provides the translation of personal traits for each individual, the dental surgeon acquires the position of a facial stylist.

Key words – Visagism; Orofacial aesthetic; Facial design; Facial harmonization; Facial structuring; Facial performance.

Recebido em ago/2020
Aprovado em ago/2020